Nossa História

Surgimento

Leme do Prado teve seu início em tempos bem remotos, pois são bem antigas as citações históricas de exploração e ocupações das terras mineiras quando este município pertencia ainda à Minas Novas. O povoado começou em 1840, quando aqui chegaram o Sr. Antônio Quintiliano Barroso, conhecido como "Capitão Barroso" e sua esposa Joana Alves Pereira, vindos de Teófilo Otoni, antiga Filadélfia.

Ao chegar encontraram um único morador de nome Gomes, razão pela qual este foi o primeiro nome do ribeirão local. A história do povoamento começou com o Sr. Antônio Quintiliano Barroso que construiu sua casa nas terras onde deu o nome de Fazenda São Luiz. Comprou escravos no município de Minas Novas, para desenvolver as atividades agrícolas na fazenda. Seus filhos foram recebendo suas doações de terras e construindo suas casas, inclusive a primeira casa construída na sede do município foi de sua filha Rita José de Figueiredo.

Os outros filhos Santos Barrosos, César Santos Barroso, Jacinta Barroso, Antônia Barroso, Joaquim Barroso, João Barroso e os netos do Capitão Barroso foram casando, ora entre eles, ora com os imigrantes. Entre os imigrantes podemos citar Teodolino Ferreira que casou-se com a Srta. Maria José de Figueiredo (Dinha), ele foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do povoado ajudando a construir muitas casas, se preocupando com a cultura e educação do povo, contando também com a ajuda de seu Aristides que contribuiu também para a expansão da localidade. 

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Leme do Prado, pelo decreto lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Minas Novas. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Leme do Prado, figura no município de Minas Novas, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Leme do Prado, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Minas Novas. Sede no antigo distrito de Leme do Prado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1997.