Notícias e Informativos

Projeto Talentos do Leme – Miriam de Posses

Miriam contou que quando tinha 08 anos sua mãe a ensinou a fazer o bordado de Ponto Cruz e Bainha Aberta. Depois seguiu aprendendo vendo as pessoas fazerem. Em casa mesmo, tinha uma prima que costurava e ela ficava sempre ao redor. Já o crochê, aprendeu com sua avó, também olhando ela fazer.

Ela hoje domina mais de 100 pontos de bordado livre diferentes, já ensinou mocinhas e adultas em Posses, mas poucas deram continuidade. As que aprenderam, fazem até hoje!

Com o tempo, também veio mais facilidade, como o surgimento do Etamine (tecido com marcações próprias para o bordado, aquele quadriculadinho, que a maioria das pessoas conhece). Ela disse que antigamente, tinha que contar linha por linha que compõe a trama do tecido para bordar.

Miriam sempre foi vidrada em bordado e tecelagem, eles sempre a atraiam nas revistas. Atualmente ela domina Crochê, Tricot, Renda Turca, Macramê, Frivolité, dentre outras!

Ela revelou que está com as linhas o tempo todo! Seja bordando para si, para encomendas ou para a igreja! Quando ainda trabalhava formalmente, não via a hora de ter tempo livre para bordar, “Era sua diversão, sua terapia. “É o que eu mais gosto na vida!”. É muita paixão, não é mesmo?

 

Para encomendar: (33) 99930-3286.

Para mostrar sua potencia artística, envie um e-mail para: cultura@lemedoprado.mg.gov.br.